Covid: Brasil está pronto para declarar o 'fim' da pandemia?

O Ministério da Saúde estuda revogar algumas das medidas que marcaram os dois últimos anos, como o uso de máscaras em locais fechados. Entenda se decisão faz sentido e se o país pode aprender algo com o que aconteceu em outros lugares, que liberaram as restrições um pouco antes. Teste RT-PCR é realizado no Amazonas.

Ler matéria completa

Escritora diz que querer a morte da mãe é uma heresia, mas que há meses ansiava por sua partida

Em seu novo livro, a psicanalista Betty Milan questiona o prolongamento da vida e afirma: “também escrevo para saber quando e como desejo ir embora” Em 2016, a psicanalista Betty Milan lançou “A mãe eterna”, livro que se debruçava sobre a situação da mãe quase centenária que, depois de uma queda seguida de cirurgia, inicia, aos 97 anos, um severo processo de declínio físico e cognitivo. Agora, em “Heresia – tudo menos ser amortal”, a escritora, que acabou de assumir uma cadeira na Academia Paulista de Letras, retoma o tema a partir da morte da anciã. Avisa aos leitores que vai atribuir o que escreve a uma outra narradora, criando uma fricção entre o real e o imaginário, e assume, sem pudor: “o nome pode ser Lúcia. Com ela eu vou em frente sem medo de dizer o que sinto. Sei que desejar a morte da mãe é uma heresia. Há meses eu desejava a partida. Se me perguntassem por que, eu responderia que não suportava mais o que restou dela”.

Ler matéria completa

Uso excessivo de antibióticos na meia-idade pode levar ao declínio cognitivo das mulheres

Pesquisa explora a hipótese de alterações na microbiota estarem associadas ao quadro desfavorável Começo avisando que a coluna não tem nada contra os antibióticos, medicamentos indispensáveis para combater infecções. No entanto, escrevi, em diversas ocasiões, sobre o perigo de consumir remédios sem necessidade – e trabalho publicado em 2019 na revista científica BMJ já mostrava que quase 25% das receitas para antibióticos, prescritas nos Estados Unidos, se enquadravam nessa categoria. Isso posto, vamos à pesquisa divulgada semana passada na também prestigiosa revista PLOS One: num estudo envolvendo 14.542 mulheres nos EUA, aquelas que utilizavam uma quantidade significativa de antibióticos na meia-idade tinham maior probabilidade de enfrentar declínio cognitivo. O grupo analisado integra o Nurses´Health Study, que conta com mais de 100 mil participantes.

Ler matéria completa

“Precisamos criar uma cultura de vacinação para todas as faixas etárias”, diz especialista

Além de prevenir doenças, a imunização protege de complicações decorrentes das enfermidades Com as raras exceções de pais que preferem acreditar em teorias conspiratórias e deixam de vacinar os filhos, a maioria sabe que, com a caderneta de vacinação em dia, as crianças terão uma infância mais saudável e protegida. No entanto, conforme envelhecemos, minimizamos o valor da imunização na fase adulta – e mudar esse quadro é o objetivo de médicos e cientistas, como explicou Rodrigo Schrage Lins, presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro. “Este é um novo conceito: precisamos criar uma cultura de vacinação para todas as faixas etárias. As vacinas não se limitam a prevenir doenças, mas também diversas condições de saúde que não parecem estar associadas com a imunização, mas estão”, afirmou.

Ler matéria completa

Que tal embarcar na roda da juventude?

Personal trainer lança manual com dez pontos para manter a vitalidade “Tive um sábio professor na faculdade chamado Paulo Micoski que sempre falava: ‘Eu não sou velho, a única diferença é que sou jovem há muito mais tempo que vocês’”. Com mais de um milhão de seguidores em seu canal do YouTube, onde ensina exercícios simples para serem feitos em casa, Aurélio Alfieri acaba de lançar “Manual prático para ser jovem por mais tempo: a roda da juventude” (Editora Appris). Escolhi esse trecho para abrir a coluna de hoje porque dá o tom motivacional da obra.

Ler matéria completa

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto faz pesquisa inédita no Brasil para identificar riscos de paciente ter câncer

Objetivo do estudo é avaliar amostras de sangue de cerca de 15 mil voluntários para entender quais são os fatores genéticos relacionados à maior chance de desenvolver a doença. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, SP, inicia estudo inédito sobre câncer

Ler matéria completa

O que fazer quando se acorda com o corpo todo enrijecido

A chave para se sentir melhor é movimentar-se. Ainda na cama, se espreguice com vontade Morro de inveja da minha gata que, ao acordar – e são muitas sonecas ao longo do dia – se espreguiça com maestria e está pronta para dar um salto. Já nós, pobres humanos, conforme envelhecemos, despertamos com a impressão de que nos transformamos numa obra cubista, cheia de arestas. Pular da cama, como fazíamos quando crianças? Nem pensar! O corpo está todo contraído e a condição tem nome: rigidez matinal. Embora este também seja um sintoma de pacientes que sofrem de artrite reumatoide, e que não pode ser ignorado se causar limitações de mobilidade, acordar enrijecido é praticamente uma experiência planetária.

Ler matéria completa

Entenda como a mamografia pode indicar risco de doença cardiovascular

Seis dicas ajudam a adotar um estilo de vida saudável, a melhor arma para a prevenção A mamografia, um exame que faz parte da rotina de acompanhamento da saúde feminina, pode servir para detectar sinais de doença coronariana, e funcionar como alerta para as mulheres procurarem a ajuda de um especialista. De acordo com estudo publicado no dia 15 na revista científica “Circulation: Cardiovascular Imaging”, da Associação Americana do Coração, calcificações vasculares encontradas na mama estão vinculadas a um risco maior de doença cardiovascular para as que se encontram na pós-menopausa.

Ler matéria completa

Todos ganham investindo nos mais velhos e no mercado sênior

Iniciativas de inclusão digital e empresas focadas na longevidade representam um grande filão. O futuro não pode abrir mão da experiência e das habilidades dos mais velhos. Eles não só constituem um capital intelectual que não deve ser descartado, como também representam uma fatia expressiva de consumidores.

Ler matéria completa

OMS adia avaliação da Sputnik V por causa da guerra na Ucrânia, diz jornal

Inspetores da OMS não puderam fazer uma viagem que estava marcada para o dia 7 de março. OMS pede que ataques contra centros de saúde sejam suspensos

Ler matéria completa